Conheça a Metodologia BIM.
O desenvolvimento de novas tecnologias tem trazido para diversos mercados a possibilidade de produtos e serviços cada vez mais efetivos e detalhados. Assim tem acontecido também com o ramo da construção, que começa a aplicar novos métodos de trabalho para aperfeiçoar projetos de engenharia e arquitetura, entre eles está a metodologia BIM.
Originada do termo inglês Building Information Modeling, a metodologia BIM é “uma tecnologia de modelagem e um grupo associado de processos para produção, comunicação e análise do modelo de construção”, segundo a bibliografia de Eastman. O nome foi criado no início da década de 1990 para representar e reforçar uma técnica já usada no mercado: o projeto de construção virtual a partir de um modelo da informação.
O que é a metodologia BIM
Incrementando novos formatos nos processos de edificação, o Modelo da Informação da Construção (ou BIM) permite que um projeto seja transformado em uma representação digital, que inclui todas as etapas da construção. Assim, a geometria da edificação pode ser facilmente visualizada, compreendida e planejada, otimizando a troca de informações entre os profissionais envolvidos e a visão geral de todo o ciclo de vida do projeto.
Imagine, por exemplo, a construção de um prédio. Ela vai envolver, além do proprietário, arquitetos, engenheiros e executores de toda a obra, que começa pela concepção, passa por todas as fases de construção e pode chegar até à demolição. Para construir todo o processo de edificação desse prédio, a metodologia BIM explora o uso de um software que simula todas as etapas a partir de ações inteligentes. Assim, todas as características do prédio e os passos de sua construção são digitalizados, de forma a gerar informações precisas e fragmentadas para consulta e análise.
Benefícios da metodologia BIM para sua obra
A metodologia BIM permite que cada etapa da obra possa ser gerenciada de forma precisa. A partir da representação de cada parte da edificação, engenheiros e arquitetos são capazes de visualizar todos os objetos que a compõem e analisar em detalhes sua modelagem e geometria. Com a digitalização, o modelo de construção passa a possibilitar análises complexas de todo o processo, gerando relatórios e aplicação de conhecimentos muito mais estratégicos.
Um dos principais benefícios da metodologia está na integração entre os profissionais envolvidos. O sucesso de uma obra depende diretamente da troca entre os times que participam das ações e, a partir da tecnologia e da modelagem, fica mais fácil transmitir diferentes linguagens, conciliar ideias e avaliar a participação de cada um no projeto.
A representação virtual a partir de softwares especializados contribui também para o controle das fases críticas da obra e, de maneira geral, passa a ser essencial para a visualização do cronograma de ações e de desempenho no canteiro de obras, reduzindo os riscos de atraso e gastos indevidos. Além disso, a modelagem virtual é um importante recurso para o acompanhamento do empreendimento em relação às manutenções e planejamentos futuros.
Como implantar o método de modelagem
Adotar a metodologia BIM exige conhecimento da própria técnica e também das tecnologias utilizadas para sua aplicação. No Brasil, essa inovação ainda é considerada uma novidade e vem sendo disseminada aos poucos nos ramos de engenharia e arquitetura.
A Bravo Engenharia e Arquitetura também atua no segmento, sendo referência em aplicação da Tecnologia BIM e seus projetos. Se quiser saber mais sobre nossos trabalhos, solicite o contato de um de nossos consultores clicando aqui.
Acompanhe o blog da Bravo para saber mais sobre a metodologia BIM e casos de sucesso de sua aplicação. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo.