Importância da gestão de obras

Entenda a importância da gestão de obras

Experiência e equipe especializadas são dois dos mais importantes critérios para que um projeto seja bem executado, mas sem a gestão de obras dificilmente eles serão suficientes. Entender os riscos e determinar os passos de todo o encaminhamento da construção são fatores essenciais para que o resultado final seja satisfatório para todos. Mas qual a relevância prática da gestão de obras? Entenda melhor sua importância neste post.

Por que executar o gerenciamento do seu projeto

Todo processo complexo exige cuidados específicos para que o percurso até o objetivo não se perca em cálculos, prazos e ações de pequena escala. Quando um projeto envolve grandes equipes, por exemplo, a execução diária de cada etapa pode acabar se tornando um grande desafio, se cada uma não estiver conectada estrategicamente às outras.

O principal argumento para a aplicação da gestão de obras está no resultado final: sem um bom gerenciamento, as chances de que o projeto seja entregue com perfeição se reduzem drasticamente. Isso porque são diversos os passos necessários para que a obra saia como o esperado e o risco de algo não sair como o previsto sempre deve ser considerado.

Um bom planejamento de todos os processos, da concepção à manutenção da edificação, é essencial para que todo o cronograma seja cumprido, sem grandes gastos e imprevistos. Apesar de simples, o planejamento pode ser o fator de maior relevância para que a qualidade da obra seja garantida, uma vez que é dele a função de harmonizar e gerenciar todos os outros elementos de uma construção bem sucedida.

3 vantagens da gestão de obras

O percurso até a entrega da obra pode incluir diversos problemas, alguns deles previsíveis e outros nem tanto. Para evitar que eles aconteçam e venham a interferir em todos os passos do projeto, existe a gestão de obras.

A partir dela, a equipe de engenheiros e arquitetos fica mais integrada e consegue medir o avanço de cada etapa, além de identificar possíveis problemas e prever onde devem ser despendidos os principais esforços, físicos e financeiros. Os benefícios da gestão de obras vão desde o cumprimento dos prazos até o gerenciamento de equipes.

1. Economia e produtividade

A falta de um material ou o baixo desempenho de um funcionário podem fazer toda a diferença no resultado entregue ao fim de um processo de construção. A gestão de obras permite que problemas como esses sejam evitados, a partir de planejamentos financeiros, planos operacionais e acompanhamento das atividades.

Com as ações elencadas e bem organizadas, o gestor consegue medir os índices de produtividade para identificar onde estão os gargalos de pessoal, além de projetar os gastos necessários, reduzindo as necessidades de extrapolar o orçamento previsto.

> Leia também: Conheça a Metodologia BIM

2. Mensuração

Imprevistos acontecem em qualquer processo de construção. Porém, é muito importante que a equipe consiga, se não evitá-los, analisar sua origem e tentar prever se a ocorrência for se repetir. Com a gestão de obras fica mais fácil identificar possíveis problemas e entender por que eles aconteceram.

Atrasos no cronograma, custos acima do orçamento inicial e baixa produtividade são alguns dos obstáculos que podem aparecer durante a obra. Se a equipe contar com ferramentas que auxiliem na gestão, essas variáveis passam a ser mais controladas e medidas, para que todas as etapas sejam cumpridas com o máximo de perfeição.

3. Melhoria constante

Controlar e acompanhar uma obra complexa pode ser um grande desafio. Avaliar a viabilidade do projeto, atualizar as etapas concluídas, gerenciar a equipe e controlar os gastos são tarefas complicadas, apesar de fundamentais no ramo da construção. Por meio de uma gestão eficiente, o responsável é capaz de aplicar as tecnologias e os métodos adequados para que cada passo do projeto seja bem realizado. Isso interfere na segurança, na qualidade e nos custos de toda a obra, que pode ter seus processos aprimorados a partir de um bom gerenciamento.

Você acha que seus projetos também ganhariam com a gestão de obras? Deixe seu comentário abaixo.