O que é o Modelo da Informação da Construção

O Modelo da Informação da Construção, também conhecido como Metodologia BIM, é uma técnica de modelagem voltada para a indústria da arquitetura e da engenharia, que reúne processos e tecnologias para integração das etapas da construção. Seu objetivo principal é fornecer para os profissionais do setor uma prática centralizada de métodos de edificação, que facilitem a comunicação e gerem um esforço único de todos os envolvidos em uma obra.

Segundo um dos principais teóricos da metodologia, o professor Charles Eastman, o termo foi criado em 1992 e resume as tecnologias que são utilizadas para facilitar a produção, comunicação e análise do modelo de construção. Traduzida do inglês Building Information Model, a terminologia tem sido muito aplicada em projetos por todo o mundo, explorando os recursos inovadores disponibilizados atualmente pela indústria da construção.

Leia mais: Conheça a Metodologia BIM

Metodologia BIM e seus conceitos

Mesmo no Brasil, o Modelo da Informação da Construção ainda é muito conhecido pela sigla originada do inglês. Assim, a Metodologia BIM vem sendo difundida entre os profissionais que atuam não só com engenharia, mas também entre arquitetos e atores do meio de tecnologia. Sua principal meta é exatamente a integração entre as áreas que executam uma edificação, do planejamento à manutenção.

Em resumo, o termo indica o uso de representações visuais daquilo que será entregue ao fim da construção, criando modelos digitais de todos os processos de uma obra, independente de seu porte. Traduz, portanto, a visão geométrica da edificação, dando base prática para todas as etapas que a envolvem, como a documentação, a análise de viabilidade, pré-fabricação, orçamento de materiais, uso de mão de obra, etc.

Leia mais: Por que se preocupar com o planejamento de obra

Já falamos por aqui sobre os benefícios da Metodologia BIM e porque ela deve ser aplicada na hora de se produzir um planejamento de obras. Suas vantagens vão muito além da inclusão da tecnologia nos processos, agregando inteligência e gestão efetiva em todas as ações.

A bibliografia da área cresce a cada dia e a metodologia vai atraindo ainda mais adeptos. Isso porque seus benefícios vêm sendo comprovados na prática, com redução de custos e melhorias consideráveis no planejamento de obra. São várias as instituições que estudam a técnica e agregam o conceito com novas tendências e ferramentas.

Atualmente, os softwares implementados para execução da metodologia permitem não só uma visão mais ampla de todas as etapas da construção, mas fornecem também modelos representativos de cada um dos objetos presentes na edificação. Por meio deles, é possível extrair relatórios e análises completas de todo o processo, entendendo seus desafios e evitando possíveis falhas.

Seguindo o avanço do setor, a aplicação de novas tecnologias para o Modelo da Informação da Construção tende a ser atualizada com grande frequência, introduzindo não só métodos, mas softwares mais especializados e ainda mais eficientes, o que cria a demanda de profissionais que já estejam inteirados sobre suas aplicações. No Brasil, a terminologia caminha ainda como novidade, mas ganhando peso a cada novo projeto desenvolvido.

Se quiser conhecer mais sobre a aplicação prática do Modelo da Informação da Construção, deixe um comentário com sua dúvida abaixo.