Por que se preocupar com o planejamento de obra

Preciso me preocupar o planejamento de obra? Bom, todo processo longo precisa de um método que direcione as ações em um mesmo sentido, para evitar que as etapas e os objetivos se percam no meio do percurso. Em cada área existem formas diferentes de apontar esse direcionamento, seja por calendários, pesquisas ou mesmo contratos.

Na área da construção civil, a forma mais indicada de centralizar as ações é o chamado planejamento de obra.

Essencial para um empreendimento bem sucedido, o planejamento de obra é o ponto de partida para que todos os processos envolvidos em uma construção funcionem de forma integrada, alcançando um resultado satisfatório no final. Mais do que um cronograma ou um manual, é ele que vai centralizar todo passo a passo para uma construção de qualidade e dentro dos prazos.

> Leia mais: Entenda a importância da gestão de obras

Planejamento de obra é caro e demorado?

Iniciar uma obra é uma decisão que depende de várias outras escolhas. Definir o objetivo do empreendimento é um dos primeiros passos, mas, logo em seguida, é preciso escolher a localização, o terreno, o tamanho, as funcionalidades, entre diversas outras questões que envolvem diretamente o resultado final da construção. Para que todas elas estejam alinhadas, é essencial dedicar-se à fase de planejamento.

Imagine que sua equipe decidiu por um projeto arquitetônico que considera determinado tipo de piso. O material está previsto para chegar em duas semanas e, na mesma data, entra em ação a equipe que vai executar essa parte da obra. Nessa situação hipotética, vamos supor que você descobre, já em cima da hora, que esse material específico não pode ser utilizado na região escolhida por questões ambientais, o que vai exigir uma mudança não só nos pedidos, como em todo o prazo de entrega e de contratação da mão de obra.

Por mais que um estudo inicial sobre fatores ambientais, a montagem do cronograma de entregas e o plano de contratação de terceirizados tome tempo no início do projeto, análises como essas teriam poupado dias ou até semanas de atraso para solucionar problemas como esse. A partir de um planejamento detalhado e bem estruturado, fica fácil prever possíveis erros ou atrasos na obra, permitindo que eles sejam evitados ou minimizados.

Assim, um pequeno gasto a mais de tempo e dinheiro para a elaboração do planejamento de obra pode ser um fator essencial para poupar desafios que podem prejudicar todo o empreendimento.

Vantagens do planejamento de obra

Economia e cumprimento do prazo de entrega já são argumentos suficientes a favor da elaboração de um planejamento de obras. Além deles, existem também outros fatores benéficos que um estudo inicial detalhado pode trazer para os processos de construção:

  • Visualização de todas as etapas do processo de forma clara e objetiva
  • Alinhamento entre todas as equipes envolvidas
  • Definição dos profissionais necessários para a execução da obra
  • Análise de viabilidade financeira
  • Previsão de pagamentos e cálculo do retorno do investimento
  • Identificação dos materiais necessários e planejamento de pedidos e compras
  • Respaldo jurídico e técnico
  • Garantia de regularização e normalização com os órgãos competentes
  • Integração entre os projetos de arquitetura e engenharia
  • Definição das metodologias e tecnologias utilizadas na obra
  • Aprimoramento da previsibilidade da obra
  • Controle de todas as etapas e prazos de entrega

 

Entendeu porque é tão importante se preocupar com o planejamento de obra? Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário no espaço abaixo.