CAU/BR e IAB/DF

Concurso

O Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para Nova Sede do CAU/BR e do IAB/DF teve como premissa medidas que prezavam pela eficiência energética e que contribuíssem para que a edificação fosse um exemplo para a arquitetura do Brasil.

 

A BRAVO foi convidada a participar desse concurso em parceria com AUÁ arquitetos e CASA9 Arquitetura. A proposta desse time buscou estabelecer uma interação eficaz entre a arquitetura e a engenharia, de forma a valorizar a modernidade e a eficiência construtiva.

 

A estrutura dos edifícios foi pensada a partir do conceito de design generativo, que estuda de maneira computacional e automatizada o caminho dos carregamentos e elimina materiais das regiões em que as tensões são próximas de zero, realizando o que se chama Otimização Topológica. Trata-se de um método muito utilizado na indústria mecânica e que ganha crescente espaço na arquitetura, devido à grande diminuição do desperdício de recursos, uma premissa fundamental dos nossos tempos.